O crescente número de casos de litíase urinária na infância - Instituto Lithos

O crescente número de casos de litíase urinária na infância

Conheça os hábitos que podem aumentar as chances de desenvolver pedras nos rins
6 de novembro de 2017
gravidez mãe
Como saber se a gestante sofre com pedra nos rins? Saiba mais sobre os sintomas, causas e tratamento.
12 de dezembro de 2017
Show all

O crescente número de casos de litíase urinária na infância

A litíase urinária, popularmente conhecida como pedra nos rins, é o surgimento de cálculos no aparelho urinário, podendo provocar complicações graves. Seus sintomas característicos são fortes dores na região abdominal, urina mais escura acompanhada de sangue, calafrios, febre, náuseas e vômito, porém, há casos em que não há manifestação de nenhum sintoma, até o momento em que os cálculos se desprendem dos rins ou ureteres e causam dor intensa, sendo recomendada a visita a um urologista o quanto antes para sua avaliação e tratamento.

Apesar de mais comum em adultos, está cada vez maior o número de crianças que desenvolvem pedras nos rins e isso tem relação direta ao seu estilo de vida, maus hábitos alimentares e sedentarismo. As queixas mais frequentes são de muita dor de um lado das costas e enjoo. Se os pais notarem esses sintomas acompanhados também de urina escurecida, é importante levar a criança de imediato a um médico e encaminhá-lo a um urologista para avaliar o problema.

Esse quadro também pode ocorrer devido à herança genética, alterações metabólicas, anomalias do trato urinário, dieta, infecção urinária e uso de certos medicamentos. Uma criança que consome pouca quantidade de água, muita proteína e alta quantidade de sódio, corre maior risco de desenvolver cálculo renal, mesmo sem predisposição genética. Portanto, é importante garantir a prevenção e ingerir a quantidade adequada de líquidos, cálcio e proteína animal, além de reduzir o sódio na dieta e evitar alimentos causadores de pedras como beterraba, chocolate, espinafre, chá e nozes.

FONTES: https://setorsaude.com.br/cinco-dicas-para-evitar-o-calculo-renal/
7 dúvidas e respostas sobre pedra nos rins em crianças
https://www.tuasaude.com/litiase-urinaria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *