Nefrologista e urologista: entenda as funções de cada profissional - Instituto Lithos

Nefrologista e urologista: entenda as funções de cada profissional

Dor na lombar: entenda quais podem ser as causas do problema
5 de abril de 2018
Conheça aqui as verdades e os mitos sobre pedra nos rins
18 de abril de 2018
Show all

Nefrologista e urologista: entenda as funções de cada profissional

No dia a dia, é comum que tenhamos algumas dúvidas sobre o qual seria a diferença exatamente entre um Nefrologista e um Urologista. Apesar das profissões terem suas semelhanças, também trazem consigo suas diferenças. Até mesmo quem vai a ambos os médicos, sabe diferenciar as responsabilidades de cada especialidade.

Neste post, nós explicaremos de forma simples e atrativa quais são as funções de um Nefrologista e um Urologista, explicando suas semelhanças e suas diferenças. Acompanhe conosco!

Urologista

É comum, em uma primeira análise, acharmos que o profissional que tratará da saúde reprodutiva dos homens é o Urologista. Entretanto, se fizermos uma análise com um pouco mais de cuidado, veremos que o trabalho deste especialista é bem mais complexo do que se pensa.

Este profissional é especialista clínico-cirúrgico trato urinário. Portanto, ele terá como responsabilidade qualquer irregularidade ligada aos rins, bexiga, uretra, e ureteres, além da próstata e genital masculino, principalmente as que tenham um tratamento potencialmente cirúrgico.

Quando um homem deve procurar um este especialista?

Assim como as mulheres fazem consultas de rotina uma vez por ano, a recomendação é que os homens façam a mesma coisa com o urologista, independente da faixa etária, para fazer a prevenção de qualquer tipo de doença urológica.

A partir dos 15 anos de idade, os homens devem se preocupar com as doenças sexualmente transmissíveis e o câncer de testículos. A partir dos 45 anos, a atenção deve ser focada também para a prevenção contra o câncer de próstata.

Quando uma mulher deve procurar um Urologista?

Na maioria dos casos, quando as mulheres sentem os sintomas de problemas do trato urinário, elas recorrem ao ginecologista. Porém, devemos advertir que isto não é o ideal. O especialista indicado para tratar destes sintomas é o Urologista.

Quando as mulheres apresentarem problemas como incontinência e infecção urinária — em especial aquelas de repetição —, além de outras doenças cirúrgicas do trato urinário, como cálculos renais e tumores do rim, ureter, bexiga e uretra, o acompanhamento urológico é o mais recomendado.

Nefrologista

O nefrologista tem como sua especialidade o tratamento das doenças clínicas ligadas aos rins, entre elas, que tenha como causa o diabetes, a hipertensão arterial, doenças císticas e outros danos que prejudicam a função dos rins, além de infecção urinária de repetição.

Quando e quem deve procurar um Nefrologista?

Você pode incluir na sua rotina, visitas periódicas a este especialista. Desta forma, você antecipará o tratamento de qualquer eventualidade que possa aparecer. Em casos que envolvem sintomas, tanto para homens quanto para mulheres, é recomendável que procure o Nefrologista. Caso apresente um ou mais dos seguintes sintomas:

  • edemas e inchaços;
  • episódios de infecção urinária;
  • alterações nos exames laboratoriais de creatinina e minerais presentes no sangue
  • alterações na quantidade da urina e na coloração dela;

O nefrologista é também é responsável pelo acompanhamento profissional dos pacientes que passaram por transplante renal ou estão em acompanhamento de hemodiálise e precisam de tratamento — não cirúrgico — para os rins.

As semelhanças das duas profissões e o trabalho em conjunto

É bem comum que o Nefrologista e o Urologista trabalhem em conjunto, garantido a saúde de seus pacientes. Um bom exemplo disso, nós temos quando o paciente possui cálculo renal. Nos casos em que a remoção cirúrgica é necessária, como cálculos renais volumosos ou impactados na pelve renal e ureter, que não conseguem ser eliminados espontaneamente pelo paciente, ou que estão associados a infecções urinárias graves, esse trabalho é orquestrado pelo urologista.

Quando a cirurgia não é a melhor indicação, nos casos de microcálculos não obstrutivos, ou nos quadros de repetição, o paciente poderá ser acompanhando pelo clínico ou pelo nefrologista, que trabalhará em achar o foco dos cálculos renais frequentes. É comum que os dois especialistas encaminhem seus pacientes para o colega de profissão com a outra especialidade, quando for necessário.

Contudo, a melhor forma de manter uma ótima saúde é estar sempre em dia com sua alimentação saudável, ingerindo a quantia certa de água diariamente e fazendo revisões periódicas da sua saúde. Revisões anuais no Nefrologista e Urologista são a melhor forma de garantir um bem-estar, garantindo qualidade de vida!

E aí, gostou do nosso post exemplificando sobre as especialidades de cada profissional? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos também saibam suas diferenças e semelhanças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *