Uma ideia comum entre homens é pensar que o médico especialista em rins — o urologista — só trata deles. Ledo engano; o profissional também trata mulheres! Seja para qualquer um dos sexos, você deve saber quando deve buscar um especialista em urologia.
A especialidade médica trata dos sistemas urinários masculino e feminino, que abrange rins, ureteres e bexiga, principalmente a área cirúrgica dessas doenças. Descubra agora todas as atribuições desse profissional e se cuide!
Urologistas são médicos especializados em tratar o aparelho urinário masculino e feminino. Além disso, o aparelho genital do homem, que compreende testículos, próstata, etc., também faz parte da responsabilidade desse profissional.
O urologista é capacitado para atender pacientes desde o momento da consulta, aos exames, cirurgias e acompanhamento periódico. Problemas de incontinência urinária e outros distúrbios desse sistema, dos dois sexos, são tratados por urologistas.
Disfunções relacionadas ao sistema genital masculino, como ejaculação precoce e problemas de ereção, também são tratadas pelo mesmo profissional. Enquanto que o aparelho genital feminino fica a cargo de profissionais da ginecologia.
Dentro da urologia há várias subespecialidades. Conheça cada uma delas:
A ida ao médico urologista não deve ser feita apenas quando alguma dor na lombar aparece ou quando uma coloração diferente na urina surge, por exemplo. Esse é um profissional que pode contribuir para o bem-estar e a saúde geral dos pacientes, em todos os estágios da vida.
Homens acima dos 40 anos devem ir anualmente ao urologista para fazer os exames de PSA e de toque. O primeiro avalia alterações na próstata, por meio de exame sanguíneo. Já o segundo, constata se o tamanho da próstata está fora do comum, o que indica muitas vezes, câncer no órgão.
Já se alguns dos sintomas abaixo aparecerem, deve-se ir o quanto antes a um urologista. Esses sinais indicam quadros de graus médios a avançados, de algum distúrbio no sistema urológico. Veja:
Além desses sintomas, problemas relacionados a disfunções sexuais, dores nos testículos, pênis, etc., também são motivos preocupantes para ir a um urologista.
Deixar o preconceito de ir ao médico urologista, de lado, e encarar a ida como uma consulta rotineira, muitas vezes poupa sua saúde de problemas graves. E entender o papel desse profissional já é um importante primeiro passo na hora de se cuidar.
O médico especialista em rins trata vários distúrbios além daqueles ligados ao genital masculino. O trabalho desse profissional é muito importante para a saúde dos dois sexos. Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais e faça com que essas informações alcancem mais pessoas com dúvidas sobre essa especialidade médica!