Especialidades - Instituto Lithos

Especialidades

 

Urologia

 

O urologista é o cirurgião da equipe e na maioria das vezes o ponto de entrada do paciente para um tratamento multidisciplinar. É o urologista que atende e diagnostica o paciente com cálculo urinário na urgência (com dor, sangue na urina, fbre e/ou calafrios). É ele que muitas vezes evita que o paciente tenha uma evolução desfavorável (hemodiálise, septicema, dor intratável) ao operá-lo de forma precoce e assertiva durante um episódio de emergência. O urologista que decide, junto ao paciente, se o mesmo precisa de procedimento cirúrgico e qual o melhor método de intervenção, pra isso, deve ter expertise para as diversas técnicas cirúrgicas existentes, sempre optando pela menos invasiva e que ofereça melhores resultados. Para isso, a Lithos dispõe de uma equipe qualificada para lidar com os diversos casos de litíase urinária.

 

Nefrologia

 

Pacientes com litíase urinária podem ser portadores de doenças que predispõem a formação de cálculos ou não. O papel do Nefrologista no paciente litiasico é investigar se há ou não patologia predisponente, orientar e tratá-lo clinicamente. Pacientes nos quais não são encontradas patologias predisponentes, que são a maioria, devem ser igualmente avaliados pelos nefrologistas e tratados com manipulação dos componentes da urina no intuito de diminuir a formação de cálculos. Desse modo, a função renal é melhor preservada, evitando assim que o paciente evolua para perda da função renal e hemodiálise (processo artificial de filtragem do sangue para manter a vida).

 

Nutrição

 

A maioria dos pacientes e muitos profissionais habituados a lidar com litíase urinária têm dúvidas de como deve ser o manejo dietético do portador de cálculo renal. Devido a isso, surge a necessidade de uma especialidade habituada a lidar exclusivamente com isso, o nutricionista. Esse profissional vai avaliar cada caso e, junto com o Urologista e Nefrologista, irá decidir a dieta individualizada para cada paciente dependendo da patologia formadora de cálculos do mesmo, diminuindo as chances de recidiva da litíase.

 

Endocrinologia

 

Alguns pacientes são portadores de desordens metabólicas e endócrinas que levam à formação de cálculos. São pacientes complexos em sua maioria e que exigem um cuidado extra. O endocrinologista entra como uma ferramenta importante no manejo adequado seja diagnosticando o problema de base e/ou tratando pacientes que se encaixam na especialidade.

 

Anestesia

 

O anestesista é o ''guardião'' da vida durante os procedimentos cirúrgicos. Desde os cuidados pré-operatórios até o pós-operatório imediato, é o anestesista que assiste o paciente em todos os sentidos, no intuito de manter o mesmo em perfeitas condições de homeostase para que o procedimento realizado ocorra de forma tranquila e segura. Enquanto o cirurgião e auxiliares se concentram no ato cirúrgico em si, o anestesista monitoriza todos os sinais vitais e intervém em prol do paciente quando for necessário. Por isso, é importante uma consulta/visita pré-anestésica em casos selecionados, para que o anestesista fique atento a todas as variáveis envolvidas para manter o organismo do paciente em bom funcionamento durante e logo após o ato cirúrgico. Um bom anestesista é crucial para o sucesso da cirurgia.