Confira 5 formas de se hidratar e evitar problemas de saúde - Instituto Lithos

Confira 5 formas de se hidratar e evitar problemas de saúde

Entenda o que é pedra no rim, as causas e os principais sintomas
15 de março de 2018
Afinal, como é o tratamento de pedra nos rins?
4 de abril de 2018
Show all

Confira 5 formas de se hidratar e evitar problemas de saúde

Nosso corpo é formado por aproximadamente 70% de água, mas, ao longo do dia, perdemos em torno de dois litros do líquido por meio do suor, da urina e das fezes. Para manter a hidratação e evitar problemas de saúde, é preciso a reposição diária. Além do consumo de água, saiba que existem diversas formas de se hidratar.

Não apenas as bebidas, mas também uma variedade de alimentos sólidos possuem grande quantidade de água. Junto com o líquido, eles hidratam, contribuem para a desintoxicação do organismo e a renovação das células e para a prevenção de problemas como o cálculo renal.

Continue a leitura e conheça cinco maneiras de se hidratar que podem ser adotadas em sua rotina!

1. Beba água

Nada substitui a água em sua forma pura. Além de nos manter hidratados, a água é responsável pelo transporte de nutrientes, regula a temperatura corporal e ajuda a eliminar as impurezas do organismo e o processo digestivo.

Em média, recomenda-se o consumo de dois litros de água por dia ou de seis a oito copos da bebida. A quantidade a ser consumida varia conforme a dieta de cada pessoa.

2. Consuma frutas

O suco de frutas ajuda na reposição de água e a hidratar o corpo, mas o ideal é o consumo in natura, sem adição de açúcar. Desse modo, você poderá aproveitar as vitaminas e os nutrientes presentes no alimento sem trazer maiores problemas à sua saúde.

A melancia é composta por 90% de água. Altamente diurética, previne doenças cardiovasculares e contém vitamina C e licopeno, que ajudam a prevenir o câncer por causa de sua ação antioxidante.

Outra fruta com alta concentração de água é o abacate — 83,8%. O alimento é também rico em vitamina C, lipídios, potássio, carboidratos, fibras, entre outros nutrientes que englobam uma alimentação saudável.

3. Experimente os chás gelados

Os chás gelados são uma excelente alternativa para hidratar o organismo e, de quebra, servem como um refresco nos dias de calor intenso. De sabores variados, são muitos os benefícios dos chás para a saúde.

O chá verde, por exemplo, é antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, de modo a auxiliar na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. Por sua vez, a erva cidreira é considerada um calmante natural que contribui para o funcionamento do sistema digestivo e na eliminação dos desconfortáveis gases.

4. Inclua na dieta os alimentos crus e cozidos

É preciso ter em mente que possuir hábitos alimentares saudáveis é fator de extrema importância quando falamos em hidratação. Isso porque diversos alimentos, em especial os crus e os cozidos, possuem alta concentração de água. Por esse motivo, seu consumo auxilia na reposição do líquido em nosso organismo.

Vale citar o espinafre cru, composto por 94% de água. Entre outras propriedades, o vegetal contém fibras, carboidratos e proteínas. Os carboidratos são um importante nutriente para o fornecimento de energia ao nosso organismo e estão presentes também na batata inglesa cozida, alimento com alta composição de água — 86,4%.

5. Prove a água saborizada

Como o próprio nome sugere, a água saborizada pode ser uma excelente experiência degustativa — além, é claro, de ajudar na hidratação do corpo. As opções de sabores incluem frutas, legumes e até especiarias.

A água saborizada de abacaxi integra a lista das melhores formas de se hidratar que você pode experimentar. Entre os benefícios da bebida estão o auxílio na digestão e o fortalecimento das gengivas e dos dentes.

​Agora que você já sabe o que fazer para manter o organismo hidratado e prevenir doenças, que tal compartilhar seu conhecimento nas redes sociais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *