Os rins possuem papel fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, uma vez que purifica nosso sangue e mantém o equilíbrio liquido do organismo, eliminando excesso de água, eletrólitos e sais. Muitas vezes esquecemos de dar a devida atenção a este órgão, que tem a difícil função de equilibrar a química interna dos nossos corpos.
Elimina as toxinas do sangue e controle do balanço químico do nosso corpo através de sistema de filtração. Todo nosso sangue é filtrado várias vezes ao dia, fazendo com que o sangue que chega aos rins através da artéria renal volte limpo ao coração e que as toxinas sejam eliminadas na forma de urina.
Regulação da pressão sanguínea, controlando as concentrações de sódio e a quantidade de líquidos no corpo, quando os rins não cumprem essa função, a pressão sanguínea pode se elevar e ocasionar edema. Os rins também secretam uma substancia que se chama renina, que estimula a produção de um hormônio que eleva a pressão sanguínea, com o mal funcionamento dos rins a renina pode ser produzida em acesso e pode ter como resultado a hipertensão.
Regulação da formação dos ossos e do sangue, pois são responsáveis pela regulação de concentração de cálcio e de fosforo no sangue, tal como por produzirem uma forma ativa da Vitamina D que é de total importância para o perfeito funcionamento de todo o sistema que regulariza a formação óssea.
Cuidar da saúde em geral auxilia no correto funcionamento do rim:
As doenças renais costumam ser silenciosas e muitas vezes quando se nota os sintomas já está em nível avançado, por isso a importância dos exames periódicos. Algumas das manifestações de doença renal incluem:
Idosos, pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e com histórico de doença renal na família, estão nos fatores de risco, porém obesidade, tabagismo, uso de medicações nefrotóxicas, dentre outros fatores podem comprometer a função renal.
Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam todo ano consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e também exame de urina.
Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta para análise e seguimento do tratamento com um médico nefrologista. Também é importante que ao perceber os sintomas, o médico seja consultado.