4 hábitos que você precisa adotar para manter a saúde dos rins - Instituto Lithos

4 hábitos que você precisa adotar para manter a saúde dos rins

Conheça aqui as verdades e os mitos sobre pedra nos rins
18 de abril de 2018
Entenda quando a cirurgia de cálculos renais é indispensável
2 de maio de 2018
Show all

4 hábitos que você precisa adotar para manter a saúde dos rins

Os rins são importantes órgãos do corpo humano. Eles regulam á água presente em nosso corpo, mantêm os minerais e os ácidos do organismo em equilíbrio, eliminam as substâncias tóxicas e são responsáveis pela produção da urina. É preciso, portanto, muito cuidado com a saúde dos rins.

Por receberem aproximadamente 20% do sangue bombeado pelo coração, os rins são também capazes de controlar a pressão sanguínea. De outra parte, a falta de cuidado com esses órgãos pode acarretar o surgimento de doenças como o cálculo renal e a insuficiência nos rins, entre outras.

Para que você mantenha a saúde dos rins em dia e evite os problemas renais, separamos 4 dicas imperdíveis. Confira!

1. Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável está na lista de hábitos que você precisa adotar para manter os rins em pleno funcionamento. Portanto, evite os alimentos gordurosos ou com grande quantidade de sal, sódio e açúcar.

Pelo contrário, prefira uma dieta rica em nutrientes e fibras, como as frutas, os legumes e os cereais. Uma vez que possuem grande quantidade de água e uma variedade de nutrientes, os alimentos cozidos e crus devem dar lugar às frituras.

A melancia é um exemplo de fruta que contém bastante água — 90% —, além de ser rica em vitamina C e licopeno, que auxilia na prevenção do câncer devido sua ação antioxidante.

2. Beba água

O consumo de água é essencial para que os rins eliminem as toxinas do nosso organismo, como o ácido úrico e a ureia. A depender do hábito de vida de cada um, recomenda-se a ingestão de cerca de dois litros de água por dia.

Todavia, é sabido que pessoas que praticam exercícios físicos com regularidade precisam aumentar o consumo para repor a quantidade de líquido perdido. Os sucos são também uma excelente opção para manter a hidratação do corpo e a saúde dos rins, mas é importante ressaltar que eles não substituem a água.

3. Diminua o consumo de sal

A ingestão excessiva de sal pode provocar danos aos rins e a insuficiência renal. Por isso, é fundamental diminuir o seu consumo e evitar também os alimentos que contenham alto teor de sal. Uma opção interessante e saborosa é substituir o condimento pelas ervas e especiarias.

4. Cuide do peso

O fato de estar em dia com a balança é também fator crucial para o excelente funcionamento dos rins. Isso porque os órgãos são programados para trabalhar de acordo com o peso e a altura de cada pessoa. Com Índice de Massa Corpórea (IMC) na medida exata, é possível manter saudáveis os rins.

A dica para permanecer com o peso ideal é aliar uma alimentação saudável com a prática regular de exercícios físicos sob a orientação de um especialista. Além disso, é de extrema importância estar com os exames médicos sempre atualizados, de modo a proteger os seus rins.

Como se viu, diferentes hábitos devem ser adotados no dia a dia para manter a saúde dos rins e diminuir ou eliminar as chances de ter doenças renais.

Já que você acabou de aprender quais práticas são importantes para a saúde dos rins, que tal compartilhar seu conhecimento nas redes sociais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *